Boa tarde Carolei, aqui em Belo Horizonte está bem friozinho. Um frio de gelar os ossos. Dá vontade de ficar debaixo das cobertas vendo um filme e comendo pipoca. Mas a gente tem de trabalhar, não é mesmo? Hoje quero falar sobre os sentimentos e as emoções. Sentimento é o ato de sentir. São inúmeros os sentimentos como culpa, tristeza, mágoa, alegria, inveja, felicidade, raiva, desânimo, etc. É expresso pela frase "Estou sentindo..." ou costumamos falar do sentimento do outro, tipo assim: - Fulano está sentindo... e vai por aí afora.
Sentimento é diferente de emoção, pois a emoção é a consequência natural de um sentimento. Exemplo: estou com raiva (sentimento) e meu corpo ficou vermelho (emoção). Ele ficou com muito medo (sentimento) e suas pernas chegaram a tremer (emoção). Portanto a emoção é a parte somática do sentimento. Uma emoção forte pode até matar, com certeza você sabe de casos assim. Às vezes acontece de uma pessoa ter um ataque fulminante do coração no estádio, durante o jogo de seu time. O sentimento de preocupação e de agitação foram tão intensos que seu coração não aguentou.
Lidar bem com os sentimentos e as emoções nos ajudam a lidarmos melhor com nossos relacionamentos. Para isto vamos entender como funcionam os sentimentos. Temos cinco sentimentos que são considerados autênticos, originais, genuínos, indivisíveis. É como as notas musicais dó, ré, mi, fá, sol, lá, si que não podem ser divididas em nenhuma outra nota, mas são a partir dessas sete notas que temos as demais. É como também as três cores primárias - magenta, amarelo e azul ciano - que misturadas geram bilhões de cores.
Hummm!!!! E quais são os sentimentos primários? Vejam a postagem de amanhã. Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário